Presidente da ABEPH abre III ENAPH e Brasil Export


A abertura do Fórum Brasil Export nesta quarta-feira (19) foi com o III Encontro Nacional de Autoridades Portuárias e Hidroviárias (ENAPH). Um dia inteiro de painéis e palestras e a presidente da ABEPH, Mayhara Chaves, deu boas-vindas aos participantes.

“É uma honra ser a primeira pessoa a subir nesse palco. A ABEPH fortalece cada vez mais sua imagem e posicionamento perante os órgãos e entidades num evento como esse com mais de 350 pessoas.” E completou: “Mais feliz em ser a primeira mulher em 64 anos de associação junto coma Gilmara (Timóteo – vice-presidente da ABEPH). O mundo portuário abriu espaço para nós mulheres e estamos conquistando nosso espaço cada vez mais, não só pela capacidade, pelo poder de concentrar esforços e por sermos multifuncionais.”

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, foi o primeiro painel, cujo tema foi “O crescimento da economia do Brasil nos próximos anos”.

PAINEL CONSELHO FEMININO

O Painel Conselho Feminino foi as 18h sobre “O crescimento da participação feminina no setor de logística e de transportes no Brasil”. A apresentação foi de  Mayhara Chaves, que é Presidente do Conselho Feminino do Brasil Export, da Companhia Docas do Ceará e da ABEPH, a expositora foi Flavia Takafashi, Diretora da Antaq.

Mayhara Chaves citou feitos na Companhia Docas do Ceará e o processo de desenvolvimento dos portos do Nordeste.
Entre a lista de feitos, a presidente destaca o intuito de participar ativamente no desenvolvimento de mais portos pelo país.

Na sequência, o evento deu seguimento à apresentações de planos de desenvolvimento seccionais. Sul, Sudeste, Norte e Nordeste.
Os palestrantes usaram o tempo para mostrar números de realizações dos últimos anos de trabalho e planos para o futuro, como é o caso apresentado pelos representantes regionais do Sul, que destacam a importância da implementação da Hidrovia Brasil-Uruguay.

SOBRE O FÓRUM BRASIL EXPORT

O Brasil Export é o principal movimento do setor de logística e infraestrutura no Brasil. O evento conta com a participação dos principais players dos setores de logística, transporte e infraestrutura portuária, reúne autoridades e especialistas que elevam o debate sobre o desenvolvimento dos setores no País.