Acordo de cooperação técnica para execução da obra será assinado na sexta-feira (2), dia em que o Porto de Santos comemora 132 anos
O governo federal e o governo do estado de São Paulo assinarão na próxima sexta-feira (2), em Santos, o termo de cooperação técnica para a execução das obras do túnel de Santos, que vai ligar a cidade ao Guarujá. O investimento está estimado em cerca de R$ 6 bilhões e é um dos principais investimentos do governo federal na região do litoral paulista.
Em dezembro do ano passado, a Autoridade Portuária de Santos aprovou a contratação da Fundação Vanzolini para elaborar a modelagem jurídica e econômica do empreendimento.
Segundo a gestão do porto, foi possível chegar a um consenso sobre o traçado do túnel, para evitar desapropriações. A decisão também possibilitará o cumprimento do cronograma, que estabelece o lançamento do edital em 2024, o início das obras entre 2024 e 2025, e a conclusão prevista para 2028 a 2029.
A assinatura do termo vai ocorrer no dia em que o Porto de Santos comemora 132 anos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, participam do evento de comemoração do aniversário da autoridade portuária.
Obra é discutida há quase 100 anos
A ligação seca entre Santos e Guarujá é objeto de estudo há quase um século. Em 1927, foram apresentados os primeiros estudos para a construção de um túnel escavado para a passagem do bonde elétrico. Em 1948, foi proposta a construção de uma ponte levadiça que permitiria a passagem dos navios.
Em 1970, a proposta foi de ponte com acesso helicoidal, mantendo-se o gabarito para a passagem dos navios. Em 2011, o governo decidiu pelo túnel submerso, apresentando os projetos e o estudo ambiental para abrir a licitação.