Durante o Festival Curicaca, realizado na Arena BRB, em Brasília, a diretora executiva da ABEPH, Gilmara Temóteo, participou da Bancada Feminina na COP30, um espaço de diálogo que reforça o protagonismo das mulheres na construção de políticas climáticas e sustentáveis.
Em sua fala, Gilmara destacou que os portos brasileiros já avançam na implementação de práticas voltadas à sustentabilidade e à transição verde, evidenciando o compromisso do setor portuário com o desenvolvimento responsável e de baixo carbono.
O painel contou ainda com a presença de Julia Cruz (Secretária de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC), Gilda Gomes (ativista climática do The Planet), deputada Carol Dartora e Raquel Andrade (Secretária Executiva dos Direitos Humanos).
O encontro reuniu grandes nomes da política e da sociedade civil em um debate suprapartidário, reafirmando a importância da representatividade feminina nas mesas de decisão e na construção de um futuro mais verde, inclusivo e equitativo.