A Associação Brasileira de Empresas Portuárias e Hidroviárias (Abeph) comemora seus 64 anos de fundação hoje, com planos de ampliar suas parcerias na área da educação.
Mayhara Chaves, presidente da Abeph e da Companhia Docas do Ceará, explicou que a meta para este ano é fortalecer o compromisso com a qualificação profissional dos funcionários do setor portuário, viabilizando descontos junto a entidades de ensino nacionais e internacionais.
“Além dos cursos nacionais ministrados de forma online, queremos fechar parcerias com cursos internacionais”, disse.
Atualmente, a Abeph já tem uma parceria com a Autoridade Portuária de Valência, na Espanha. Mas ideia, explica Mayhara, é fortalecer o papel da associação em relação à ampliação das ações de qualificação para os funcionários das companhias docas.
Mayhara citou também a importância das consultorias contratadas pela Abeph, que visam a otimização de processos portuários e a transversalidade entre os portos.
A presidente da Abeph ressaltou, ainda, o papel da associação nas negociações judiciais para garantir a manutenção do Portus, o fundo de pensão portuário – que, devido a suas dívidas, quase foi extinto nos últimos anos.
“Por meio da Abeph, trabalhamos em conjunto nas negociações judiciais em busca de acordos. Também vale destacar que a solução do Portus saiu de dentro das reuniões da Abeph”, destaca Mayhara Chaves.
Fonte: BE News / VANESSA PIMENTEL