Fórum foi criado com o objetivo de aproximar o governo dos trabalhadores do setor portuário e discutir as pautas de valorização da categoria
A Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH) participou nesta quarta-feira (20) da instalação do Fórum Permanente dos Trabalhadores Portuários, que ocorreu na Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), em Brasília. A ABEPH é uma das signatárias do fórum, junto com outras quatro federações representantes de categorias.
O espaço de debate foi criado no final de outubro pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, com o objetivo de ampliar o diálogo com os profissionais do setor e discutir pautas de valorização da categoria.
Com a presença de entidades representantes do setor e da classe dos trabalhadores do setor portuário, Alex Sandro de Ávila, secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, fez a instalação do fórum e coordenou a elaboração do cronograma de reuniões, além de definir os temas prioritários a serem discutidos nos próximos meses.
A diretora-executiva da ABEPH, Gilmara Temóteo, parabenizou a iniciativa do ministério e destacou a importância da discussão de temas sensíveis aos trabalhadores portuários. “Nesse sentido é que a Abeph se fará sempre presente nesses debates com a finalidade de fazer a interlocução junto as autoridades portuárias de modo a trazer um ambiente de mais desenvolvimento para o setor portuário nacional”, afirmou. Gilmara participou da reunião na SNPTA acompanhada da assessora técnica da ABEPH, Ticiana Vieira.
Além da ABEPH, integram o fórum a Federação Nacional das Operações Portuárias (Fnop), a Federação Nacional dos Estivadores (FNE), a Federação Nacional dos Portuários (FNP), a Federação Nacional dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga, Vigias Portuários (FENCCOVIB).