A ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) aprovou nesta quinta-feira (25) o estudo “Diagnóstico de Descarbonização, Infraestrutura e aplicações do Hidrogênio nos Portos”. O levantamento avaliou como os portos brasileiros estão se preparando para receber navios com combustível verde, produzir energia eólica, eletrificar equipamentos portuários e implementar sistemas de Onshore Power Supply (OPS), que é uma tecnologia que permite que navios atracados em portos desliguem os motores e se conectem à rede elétrica.
O estudo feito em parceria com o MPOR (Ministério de Portos e Aeroportos) e com a GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – Sociedade Alemã para Cooperação Internacional, em português).
“Com esse diagnóstico será possível estabelecer orientações e diretrizes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa por navios em portos e viabilizar a descarbonização da infraestrutura portuária e dos serviços portuários prestados”, destacou a agência reguladora.
O estudo concluiu que a descarbonização do setor portuário exige que sejam feitas ações integradas para atingir uma redução significativa das emissões. Com o diagnóstico, será possível ter um direcionamento de medidas a serem adotadas pelas instalações portuárias e pelo setor.
O levantamento foi realizado no âmbito do Programa Internacional de Hidrogênio H2Uppp, que é financiado pelo Ministério da Economia e Ação Climática da Alemanha.
O projeto alemão busca identificar, preparar e acompanhar a implementação de projetos para a produção e uso de aplicações de hidrogênio verde e derivados, bem como aumentar a conscientização e transferir conhecimentos para o desenvolvimento de projetos.