Entre os dias 27 e 31 de maio, uma missão técnica da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) visitou instituições do setor aquaviário na França visando aprofundar o conhecimento sobre o sistema fluvial francês e trocar experiências sobre transporte e logística pelo modal aquaviário.
O principal tema em debate foi o transporte por hidrovias, reforçando o compromisso da agência com esse modal. A França, que possui a maior malha hidroviária da Europa, é reconhecida por sua tradição e experiência na gestão desse modo de transporte, além de seus projetos atuais que visam ampliar a capacidade de integração logística do país no âmbito da União Europeia.
A programação incluiu reuniões com autoridades portuárias locais, que atuam no Ministério da Transição Ecológica e Coesão Territorial, responsável por questões de ecologia e proteção da biodiversidade. A comitiva também se encontrou com representantes da Haropa Port e com autoridades de navegação da Voies Navigables de France, que gerenciam a maior parte das hidrovias francesas.
A missão contou com a presença do diretor-geral da Agência, Eduardo Nery, da diretora Flávia Takafashi, e de dirigentes das áreas de Relações Internacionais e Jurídica da ANTAQ. A secretária-executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, também integrou a delegação.
Com informações da ANTAQ.