ANTAQ vai criar grupo de trabalho para promover igualdade de gênero no setor aquaviário


A ANTAQ vai criar um comitê para promover a igualdade de gênero e a diversidade no setor aquaviário. A decisão ocorreu na última quinta-feira (25), em reunião da diretoria colegiada.

“O desdobramento dessa medida será a elaboração de um programa interno e de pautas de incentivo para o setor aquaviário que possa desenvolver políticas de formação e de desenvolvimento a fim de promover igualdade de gênero”, destacou a diretora Flávia Takafashi, que é a responsável pela implementação do comitê.

O comitê será intersetorial e farão parte, além de representantes da ANTAQ, membros de entidades nacionais e internacionais. A expectativa é que os nomes sejam apresentados dentro de 30 dias e o plano de ação em 60 dias.

A ABEPH tem intensificado as discussões entre os associados sobre a igualdade de gênero nos portos públicos. Recentemente, a diretora executiva da associação, Gilmara Temóteo, assumiu a presidência do Conselho Feminino do Grupo Brasil Export, reforçando o compromisso com essa causa. Essa iniciativa alinha ainda mais os objetivos da ABEPH às discussões em diversos níveis, ampliando o diálogo com diversos grupos do setor de infraestrutura.

Segundo dados da ANTAQ, pouco mais de 17% do total de vagas no setor aquaviário brasileiro é ocupado por mulheres. As empresas de cabotagem lideram o ranking de participação feminina com 34% dos cargos ocupados por mulheres e mais de 30% delas em posições de liderança.

As autoridades portuárias têm participação feminina acima da média geral dos setores, com 22% das vagas ocupadas por mulheres. No entanto, quando se fala em cargos de direção, o segmento tem a menor média entre os pesquisados, com 5,9% das mulheres ocupando algum cargo de alto escalão.