Autoridades portuárias se unem para ajudar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul


Em um gesto solidário, diversas autoridades portuárias em todo o Brasil promovem campanhas de ajuda às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Segundo o último relatório da Defesa Civil estadual divulgado nesta terça-feira (7), as tempestades impactaram 1.367.506 pessoas em 388 municípios, resultando em 90 mortes e 361 feridos. O número de desalojados chega a 155.741, enquanto 48.147 estão em abrigos, e 132 pessoas estão desaparecidas.

Os portos de Imbituba, Itajaí e São Francisco do Sul, por exemplo, têm usado as redes sociais para organizar a coleta de alimentos, água potável, itens de higiene pessoal, colchões, lençóis, roupas, cobertores, toalhas e até ração para animais.

O Ministério de Portos e Aeroportos também informou que empresas do setor estão contribuindo com doações para os afetados pelas chuvas, totalizando R$ 1,1 milhão até esta segunda-feira (7). Além disso, doações de suprimentos estão sendo organizadas pela PortosRio para serem enviadas ao Rio Grande do Sul.

A PortosRS está monitorando de perto as consequências das enchentes no estado, assim como a situação dos portos sob sua gestão. Em Porto Alegre, as operações permanecem interrompidas devido à manutenção do nível do Lago Guaíba acima da cota de inundação.

Na segunda-feira (6), a diretoria da autoridade portuária gaúcha participou de uma reunião com o Ministério de Portos e Aeroportos, a Secretaria Nacional de Portos e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) para discutir a situação dos portos do Rio Grande do Sul diante da situação.

Veja as ações das autoridades portuárias em solidariedade ao Rio Grande do Sul: