A Companhia Docas do Rio Grande do Norte – CODERN é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Infraestrutura, criada através do Decreto de nº 66.154, de 03 de fevereiro de 1970, publicado no Diário Oficial da União. É regida pelo seu Estatuto Social e pelas disposições legais que lhe são aplicáveis. Sua Sede se localiza na cidade de Natal/RN.
Tem por objeto exercer as funções de autoridade portuária no âmbito de seus portos organizados no estado do Rio Grande do Norte – Porto de Natal e Porto de Areia Branca (Terminal Salineiro de Areia Branca) e, por força de delegação do Governo Federal, o Porto de Maceió, do Estado de Alagoas, em consonância com as políticas públicas setoriais formuladas pelo Ministério a qual se vincula.
Inicialmente ela foi chamada de TERMINAIS SALINEIROS DO RIO GRANDE DO NORTE – TERMISA. No dia 20 de janeiro de 1978 passou a ter uma nova denominação por decisão de uma assembleia geral de acionistas: Companhia Docas do Rio Grande do Norte – CODERN.
A partir de 1983, seguindo a determinação de uma Assembleia Geral de Acionistas da PORTOBRÁS de 06 de abril de 1981, a administração do Porto de Natal passou a ser uma atribuição da CODERN.
Fonte: CODERN