Representantes da CDP (Companhia Docas do Pará) e da UFF (Universidade Federal Fluminense) conduziram o Workshop de Alinhamento para a COP-30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que será realizada em Belém, no Pará. O objetivo do evento, realizado na última quarta-feira (24) foi mapear os processos relacionados à conferência, com foco no Terminal Internacional de Passageiros do Porto de Belém e na operação com navios de cruzeiro.
A ocasião contou com a presença de representantes de órgãos federais, estaduais e municipais, além de agentes portuários, promovendo um diálogo produtivo e preparatório para o evento.
Na mesma semana, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou que serão realizadas obras de dragagem para receber navios de cruzeiro, onde até 6 mil participantes do evento poderão se hospedar. A dragagem, que está em fase de finalização, custará cerca de R$ 210 milhões. Essa medida também faz parte dos preparativos para o setor de hotelaria, que enfrenta o desafio de garantir hospedagem de qualidade aos participantes.
A COP-30 será a reunião que os países membros da ONU devem revisar as metas de emissão de gases e reforçar o compromisso de zerá-las até 2035. O encontro será realizado na capital paraense em novembro de 2025.