Cooperaportos: Troca de experiências fortalece desenvolvimento sustentável


A ABEPH participou nesta quarta-feira (21) da 31ª edição da Cooperaportos, evento organizado pela ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) em parceria com a Portos do Paraná. Com transmissão online, o evento permite que o público acompanhe as discussões pela internet.

Na abertura do evento, a diretora executiva da ABEPH, Gilmara Temóteo, destacou a importância do Porto de Paranaguá para o desenvolvimento do setor portuário e do país.

“Gostaríamos de parabenizar os organizadores por promoverem um encontro com um tema de tão grande relevância para o nosso setor. Temos certeza de que a troca de experiências que ocorrerá nos próximos dias fortalecerá parcerias, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável e à competitividade dos nossos portos”, afirmou.

O presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva, ressaltou que a autoridade portuária está comprometida com soluções em prol do desenvolvimento sustentável e da melhoria do ambiente da comunidade portuária. Além de presidente da autoridade portuária paranaense, Luiz Fernando também é presidente da ABEPH.

Ele destacou ainda os esforços da Portos do Paraná em prol do desenvolvimento sustentável, mencionando acordos de cooperação com o Porto de Rotterdam, na Holanda, e a Fundação Valencia Port, além da participação na Aliança Brasileira de Descarbonização. “A Portos do Paraná entende que é impossível desenvolver a infraestrutura sem estarmos atentos às questões ambientais”, completou.

Luiz Fernando também enfatizou a importância de fortalecer as ações de comunicação que divulguem as práticas sustentáveis dos portos. “Muito se fala em transição energética, mas 80% da energia consumida no Brasil já vem de fontes renováveis. Nosso setor ainda sofre com estigmas, e isso se deve em parte à falta de uma comunicação eficaz que mostre o papel fundamental da atividade portuária. Eventos como o Cooperaportos e o Inova Portos são oportunidades para expor o excelente trabalho realizado por essa comunidade”, afirmou.

Também participaram da mesa de abertura do evento a diretora de Sustentabilidade do Ministério de Portos e Aeroportos, Larissa Amorim; a superintendente de Desempenho, Sustentabilidade e Inovação da ANTAQ, Cristina Castro; a diretora executiva e de Relações Institucionais da ABTP (Associação Brasileira dos Terminais Portuários), Cláudia Borges; e a coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento da ATP (Associação Brasileira de Terminais Portuários Privados), Bárbara Cavalcanti.

Ainda na quarta-feira foi realizada uma palestra sobre a estruturação da agenda climática no setor portuário e dois painéis que abordarão os temas: “O Desafio da Certificação do Sistema de Gestão Ambiental e de SST na Área Portuária” e “Boas Práticas de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho nos Portos Brasileiros”.

O evento continua no dia 22, com painéis sobre “Boas Práticas de Gestão de Riscos de SSMA nos Portos”, “Evolução do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) e do Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP)”, “Descarbonização dos Portos” e “Ações Socioambientais da Portos do Paraná”.

É possível acompanhar ao vivo pelo link.