Data foi uma previsão do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, após reunião no Palácio do Planalto
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou nesta terça-feira (9) que o governo federal pretende anunciar ainda no primeiro semestre do ano a licitação para concessão por 25 anos do Porto de Itajaí, em Santa Catarina.
“A gente já quer, neste primeiro semestre, anunciar a licitação de concessão de 25 anos desse porto, para dar previsibilidade e fazer com que aquela região possa, ainda mais, se desenvolver, tendo em vista a importância que tem para a exportação brasileira”, afirmou Costa Filho, após reunião no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A empresa Mada Araújo Asset Management Ltda venceu a licitação de arrendamento transitório para operar no terminal de contêineres pelos próximos dois anos. Com isso, as operações que ficaram paralisadas em 2023 poderão ser retomadas no complexo portuário.
Na avaliação do superintendente do Porto de Itajaí, Fábio Veiga, o caminho da segurança jurídica no Porto de Itajaí está consolidado. “É primordial para o porto em 2024 estabelecer, de uma vez por todas, segurança jurídica para os nossos operadores portuários. Vemos que esse caminho está consolidado com a finalização do processo de arrendamento transitório. Além disso, rogamos para que o processo de arrendamento definitivo por mais 35 anos, e que vai ter investimento de aproximadamente R$ 2 bilhões, seja concluído, possibilitando assim que essa sequência de boas notícias perdure por mais três ou quatro décadas”, afirmou à ABEPH.
A empresa irá destinar, conforme o edital, a movimentação de carga de contêineres e carga geral na área que compreende ao perímetro de arrendamento em 79.946,42 m² – denominada por Área A (berços 01 e 02).
Durante a etapa classificatória, a empresa apresentou a oferta de uma quantidade de (MME – 44.600 TEUs – Unidade Equivalente a um contêiner de 20 pés, ou 6,1 metros de comprimento). A denominação MME refere-se a sua Movimentação Mínima Exigida (MME).
Crédito de imagem: Porto de Itajaí/Divulgação