A segunda edição do InovaPortos, realizada em Curitiba (PR) e organizada pela Portos do Paraná, destacou, ao longo de dois dias, soluções logísticas, inteligência artificial e inovações ambientais no setor portuário global.
O evento foi encerrado nesta quarta-feira (28) com painéis que abordaram temas como: “Oportunidades – Como a Inovação Pode Otimizar as Soluções Logísticas e a Relação Porto-Cidade”; “IA e Novas Tecnologias como Ferramenta de Inovação Portuária”; e “A Era dos Portos Verdes – Inovações Ambientais para a Transição Energética e Operações Mais Sustentáveis nos Portos Brasileiros”.
Representantes dos portos associados à ABEPH participaram de diversos painéis, incluindo os diretores da Portos do Paraná: Gabriel Perdonsini (Operações Portuárias), Victor Yugo Kengo (Engenharia e Manutenção), e João Paulo Ribeiro (Meio Ambiente).
Também estiveram presentes nos painéis Hibernon Marinho, diretor de Operações e Inovação da EMAP (Porto do Itaqui); e Henrique Horn, diretor de Meio Ambiente da PortosRS.
Na abertura do evento, Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná e também presidente da ABEPH, destacou os resultados da autoridade portuária paranaense nos últimos anos e a importância do intercâmbio de informações entre os portos.
“A Portos do Paraná é uma das principais lideranças da logística do país devido às suas melhores práticas, e hoje pudemos compartilhar nosso conhecimento com o público nacional”, enfatizou.
Atualmente, a Portos do Paraná é pentacampeã em melhor gestão portuária do Brasil, de acordo com o governo federal, tendo obtido nota máxima no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP).
A ABEPH parabeniza a Secretaria Nacional de Portos e a Portos do Paraná pela organização do evento e reafirma seu apoio às práticas inovadoras que visam aprimorar o setor.