O Rio Grande do Sul recebeu na última sexta-feira (10) o Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico (A140), a maior embarcação de guerra da América Latina, com o objetivo de prestar auxílio às vítimas das enchentes em todo o estado.
De acordo com o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, o momento é de auxílio às vítimas, e a Autoridade Portuária está engajada nessa missão. “As embarcações da Marinha permitem o transporte de mais efetivos e de equipamentos que irão se somar aos que já estão sendo utilizados, ajudando muito os voluntários”, afirma.
Além de ser uma embarcação utilizada para ações de defesa, o Navio-Multipropósito Atlântico é adequado para a realização de missões de ajuda humanitária.
Ao todo, a comitiva marítima transportou:
✅ 154 toneladas de donativos, como alimentos, água e itens de higiene;
✅ 2 estações móveis para tratamento de água que podem produzir 20 mil litros de água potável por hora;
✅ 1.350 militares;
✅ 38 viaturas do Grupamento de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil;
✅ 24 embarcações de pequeno e médio porte;
✅ 3 helicópteros.
A crise climática gerou uma onda de solidariedade em todo o país. Autoridades portuárias e empresas do setor têm se unido para contribuir com doações de colchões, alimentos, suprimentos, itens de higiene pessoal e água. Na última sexta-feira (13), a ABEPH fez sua parte ao enviar 1.000 litros de água potável para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.