A movimentação nos portos públicos brasileiros cresceu 8,37% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. O volume de 231,6 milhões de toneladas nos seis primeiros meses do ano foi divulgado nesta quarta-feira (7) pela ANTAQ.
No total, a movimentação de cargas pelo setor aquaviário brasileiro aumentou 4,28%, totalizando 644,76 milhões de toneladas transportadas.
O presidente da ABEPH, Luiz Fernando Garcia da Silva, representou as autoridades portuárias associadas no evento.
O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressaltou a importância dos complexos portuários brasileiros para o crescimento da economia do país. “O Brasil voltou a crescer e precisamos investir cada vez mais nos nossos portos públicos, melhorar a governança, a infraestrutura operacional, investindo em nas dragagens, melhorar a inteligência dos nossos portos, porque isso vai gerar competitividade e mais operações para nós”, afirmou.
Já Eduardo Nery, diretor-geral da ANTAQ, destacou a importância das informações para a criação de políticas públicas que fomentem o setor.
“O desempenho aquaviário é um trabalho importantíssimo de consolidação da movimentação de todos os portos públicos e privados, é um trabalho acurado, que envolve um tratamento estatístico desenvolvido ao longo dos anos, não é fácil, são mais de 250 instalações portuárias que encaminham seus dados e a agência tem que consolidá-los para que o setor possa saber quanto efetivamente foi movimentado”, afirmou Nery.
“O crescimento só foi possível porque o setor e a infraestrutura portuária e as empresas de navegação ofereceram essa capacidade que amparou esses números e a demanda”, completou.
De acordo com dados divulgados pela ANTAQ, o aumento do setor foi impulsionado principalmente por cargas conteinerizadas e pelo crescimento no transporte de granéis sólidos e líquidos.
De janeiro a junho deste ano, as cargas conteinerizadas apresentaram recorde para o período, atingindo movimentação de 73,3 milhões de toneladas. O resultado representa aumento de 22,72% em comparação com o mesmo período do ano passado.