Participação feminina no setor de infraestrutura é destaque na ABEPH


A diretora executiva da ABEPH, Gilmara Temóteo, coordenou nesta quarta-feira (10) a reunião do Conselho Feminino do Grupo Brasil Export. Esta foi o primeiro encontro do grupo desde que Temóteo assumiu a presidência do conselho, em junho.

Este é um dos cinco conselhos técnicos do fórum, todos dedicados ao setor logístico e de infraestrutura. Ao longo do ano, são promovidos diversos estudos, encontros, discussões e fóruns em todo o país, com o objetivo de construir um Brasil mais competitivo.

No caso específico do Conselho Feminino, a intenção é promover a participação das mulheres no setor de infraestrutura, tanto por meio da proposição de políticas públicas quanto pelo fortalecimento do diálogo com os diversos atores das cadeias produtivas.

Atualmente, apenas 17% da força de trabalho do setor aquaviário são de mulheres. Desse total, 16,7% estão em cargos executivos, 22,5% em cargos de gerência e 16,4% em cargos operacionais. Os dados são da Pesquisa Equidade de Gênero da ANTAQ.

Por meio do diálogo e da união entre as mulheres que atuam no setor, a ABEPH acredita ser possível ampliar as oportunidades e superar as resistências, contribuindo para o desenvolvimento do setor portuário, de infraestrutura e do país.