Inaugurado em 23 de janeiro de 1935, o Porto de Cabedelo é administrado pela Companhia Docas da Paraíba – DOCAS/PB desde 04 de fevereiro de 1998. Instalado no extremo noroeste do município de Cabedelo, à margem direita do Rio Paraíba e completamente abrigado do mar, o complexo portuário paraibano está privilegiadamente localizado no KM-0 da BR-230 (A Transamazônica, terceira maior rodovia do Brasil, que liga a região Nordeste ao Norte), com integração rápida por vias duplicadas (em triplicação) à BR-101.
Por estar centralizado entre os principais estados nordestinos, o Porto de Cabedelo se apresenta como excelente opção para o escoamento de cargas. Um exemplo prático dessa característica é a armazenagem de granéis líquidos, com distribuição de derivados de petróleo, a partir de Cabedelo, para as 223 cidades da Paraíba, além de municípios de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.
Com 150m de largura, o Canal de Acesso do Porto de Cabedelo possui 5,5Km de extensão, contando com 16 balizas náuticas equipadas com iluminação em LED, Bacia de Evolução com 300m de largura e três berços de atracação ao longo de 602m de cais acostável, infraestrutura aquaviária que garante fácil acessibilidade e segurança para as operações, as quais acontecem 24 horas por dia, sete dias por semana. O calado operacional está em processo de aprofundamento para a cota de 11m, o que representa mais um avanço na pretensão de Cabedelo de se consolidar como um Porto Feeder.
A infraestrutura de armazenagem, em expansão, comporta granéis sólidos, líquidos, carga geral, cargas de projeto e contêineres, tudo com integração rápida entre Órgãos Anuentes, instalados na Área Primária, e Autoridade Portuária, agilizando as operações e conferindo maior celeridade para liberação de cargas.
Fonte: Porto de Cabedelo