Obra deve durar seis meses e vai possibilitar que navios maiores atraquem nos cais da margem direita do porto
Com investimento de R$ 13,9 milhões, a Autoridade Portuária de Santos (APS) contratou a obra de aprofundamento dos berços de atracação nos cais dos armazéns que recebem granéis vegetais, localizados na margem direita do porto paulistano. A empresa contratada foi a Náutica Marítima Serviços Ltda, que deve realizar a obra dentro de seis meses.
A iniciativa vai permitir que o local acomode embarcações de maior porte em comparação às que são atendidas atualmente. Esse aprofundamento proporcionará uma profundidade de 15 metros em seis berços, permitindo a chegada de navios com capacidade superior.
O presidente da APS, Anderson Pomini, destaca que, após uma década do aprofundamento do canal de navegação, esses berços terão a mesma profundidade, contribuindo para impulsionar a produtividade do Porto de Santos e aumentar a competitividade do Brasil no cenário do comércio internacional.
Os berços alvo dessa melhoria são fundamentais para o Porto de Santos, recebendo principalmente navios de exportação de granéis vegetais. Destaca-se que este é o maior ponto de embarque de açúcar do mundo. A profundidade almejada de 15 metros, equiparada ao canal de navegação do Porto, representa um avanço considerável em relação ao calado operacional atual desses berços, que varia de 10,9 a 13,8 metros, especialmente em períodos de maré baixa.
Essa iniciativa não apenas representa um aprimoramento estrutural significativo para o Porto de Santos, mas também reforça a posição do Brasil no mercado internacional.