Visitas destacam a importância desses portos, atraindo investidores e fortalecendo as conexões comerciais internacionais
Ao menos duas comitivas empresariais estrangeiras fizeram visitas a portos associados à ABEPH na última semana. Um dos grupos, composto por representantes dos produtores de soja dos Estados Unidos, esteve no Porto do Itaqui (MA) em 20 de janeiro, em visita focada na análise mais aprofundada das perspectivas do agronegócio na região. Já em 23 de janeiro, empresários indianos foram até a PortosRS (RS), com o intuito de planejar operações comerciais estratégicas a partir do Porto do Rio Grande. As visitas destacam a importância desses portos, atraindo investidores de diferentes partes do mundo e fortalecendo as conexões comerciais internacionais.
No caso do Porto do Itaqui, os empresários integram a Associação dos Produtores de Soja de Iowa, no centro-oeste dos Estados Unidos, e vieram ao Brasil para explorar as instalações do porto maranhense, que é um dos principais terminais de exploração de soja do país. Este grupo específico busca uma compreensão aprofundada das operações do Porto do Itaqui, visando potenciais oportunidades e aprimoramento das relações comerciais entre os Estados Unidos e o Brasil no setor agrícola.
Já na PortosRS, o grupo empresarial indiano planeja operar carregamentos de navios com toras de madeira ao longo de todo o ano. A empresa possui expertise no setor e já realiza a importação de madeira derivada dos Estados Unidos, do Uruguai e da Argentina.
A ideia dos empresários é operar carregamentos de navios com toras de madeira ao longo de todo o ano. As visitas realizadas no cais público rio-grandino, no Estaleiro Rio Grande (ERG) e no Terminal de Contêineres (Tecon) serviram para que os investidores conhecessem a logística local de carregamento desses materiais.
Créditos de imagens: PortosRS/Divulgação e Porto do Itaqui/Divulgação