Autoridade portuária vai investir cerca de R$ 3 milhões em ações de segurança integrada
A PortosRio anunciou que vai utilizar câmeras com inteligência artificial para aumentar a segurança e fortalecer o monitoramento e controle de acesso ao Porto do Rio de Janeiro. Segundo a autoridade portuária, mais 200 câmeras distribuídas pela área terrestre e malha aquaviária foram substituídas por modelos mais modernos, com resolução 4K, zoom ótico de 45X e capacidade termal para captura de imagens noturnas precisas. A expectativa é que a tecnologia aumente os padrões de vigilância do porto.
Além disso, foi integrado um novo software de infraestrutura de segurança. A solução integra em uma única ferramenta o monitoramento de imagens por câmeras, o controle de acesso por reconhecimento facial e a leitura de placas através de câmeras LPR (Leitura de Placas de Registro). Os mais de R$ 3 milhões investidos pela Autoridade Portuária demonstram o compromisso da empresa com a segurança portuária, modernização da infraestrutura e eficiência operacional.
Outra mudança tem a ver com a tecnologia de acesso ao porto, com a transição da autenticação por biometria digital para o reconhecimento facial. A implementação de leitores com sistema anti-fake visa minimizar o risco de fraudes, consolidando ainda mais a segurança no Porto do Rio de Janeiro.
Em conversa com a ABEPH, o diretor-presidente da Autoridade Portuária do Rio de Janeiro (PortosRio), Francisco Martins, adiantou que a segurança seria uma das áreas prioritárias do planejamento da PortosRio em 2024.
“2024 será um ano de colher algumas coisas que já foram iniciadas e de novas inciativas muito importantes, vamos fazer também investimentos na área de segurança portuária. A GLO [Garantia da Lei e da Ordem] nós vimos como uma oportunidade para incrementar o nosso nível de segurança, aumentando assim a competitividade dos portos do Rio e de Itaguaí. É um componente fundamental para atrair novos negócios e gerar mais empregos”, afirmou.
Crédito de imagem: PortosRio