Dois associados ABEPH foram contemplados nesta quarta-feira (28/6) com o Prêmio ESG Portuário: Portos do Paraná e Porto do Itaqui. A ABEPH parabeniza seus associados.
O Prêmio ESG é promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) por meio do LabPortos, com o apoio da ABEPH e tem o intuito de reconhecer e incentivar as organizações e profissionais do setor portuário no âmbito público e privado que apresentam projetos e relatos de sustentabilidade inovadores e diferenciados e que possam ser considerados de referência no mercado.
Portos Paraná ganhou melhor Relato de Sustentabilidade, com o melhor relatório sobre o tema publicado por porto público e também o prêmio da categoria projeto ambiental, com o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) na área de proteção ambiental de Guaraqueçaba. O PRAD é um dos programas ambientais da empresa pública reconhecidos internacionalmente e que levaram a Portos do Paraná a ser a única autoridade portuária do mundo a palestrar na COP 27 (Egito), COP 26 (Escócia), COP 25 (Madri).
Porto do Itaqui recebeu o prêmio pela categoria melhor projeto de governança, com o Programa de Governança Corporativa e Compliance e também na categoria melhor projeto social, com o Programa Porto do Futuro.
O Programa Porto do Futuro é uma iniciativa de fomento à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação junto ao Centros Universitários do Estado do Maranhão, estudantes e startups maranhenses. E o Programa de Governança Corporativa e Compliance é uma prática corporativa que busca assegurar que condutas e práticas internas estejam de acordo com os mais altos padrões éticos através do desenvolvimento de princípios institucionais relacionados à integridade, honestidade e responsabilidade, como o Código de Conduta e o Programa de Integridade da empresa.