Os portos organizados iniciaram o ano com a marca de 32,3 milhões de toneladas movimentadas. A marca registrada em janeiro é a melhor de toda a série histórica do Estatístico Aquaviário da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), que cataloga os dados desde 2019. O crescimento representa uma alta de 20% para o mês de janeiro nos últimos seis anos.
Os destaques da movimentação em janeiro de 2024 foram os granéis sólidos, com 18,4 milhões de toneladas, e para as cargas conteinerizadas, com 6,8 milhões de toneladas. Os valores representam um aumento de 11% e 20%, respectivamente, se comparado com o mesmo período do ano passado.
As exportações no período cresceram 14%, e as importações 0,4%. O transporte de longo curso também apresentou aumento de 9% no período.
Ainda segundo os dados da ANTAQ, os portos que mais movimentaram cargas no primeiro mês do ano de 2024 foram Santos (SP), Itaguaí (RJ), Paranaguá (PR), Suape (PE) e Rio Grande (RS).
Somada a movimentação portuária de todos os portos do país, o número chega a 96,9 milhões de toneladas movimentadas só em janeiro. O crescimento na série histórica (2019-2024) é de 10%.