PortosRS: Cristiano Klinger defende nova lei para aumentar agilidade e atrair investimentos


Para Cristiano Klinger, presidente da PortosRS, a nova legislação para operações portuárias deve fornecer às autoridades portuárias as ferramentas necessárias para atender tanto às demandas do mercado quanto às condições específicas dos portos públicos.

O comentário ocorreu durante o painel sobre o novo marco legal portuário, na 5ª edição do ENAPH (Encontro Nacional de Autoridades Portuárias e Hidroviárias), realizado em Brasília, no último dia 9 de outubro.

Ele também mencionou a importância da modernização para tornar as ações portuárias mais ágeis, lembrando da catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul em 2024 e o subsequente realinhamento estratégico focado na manutenção da autoridade portuária.

“A expectativa é que a modernização [da Lei dos Portos] nos dê capacidade de atender aos anseios do mercado como um todo, seja no arrendamento, nas tarifas, na relação trabalhista ou na gestão. Devemos aprimorar nosso dia a dia, com todos os controles necessários, mas também precisamos ser ágeis para atrair investimentos e promover o crescimento e o desenvolvimento dos nossos negócios.”

Assista aos painéis do 5º ENAPH: