O diretor do Departamento de Gestão e Modernização Portuária da Secretaria Nacional de Portos, Fábio Lavor, comentou nesta terça-feira (27) que a procura dos portos por soluções de tecnologia tem crescido nos últimos anos. O comentário ocorreu durante a 5ª Edição do InovaPortos, que acontece em Curitiba (PR), realizado pela Portos do Paraná.
“O setor já entendeu que, se não agir agora, ficará para trás, e não podemos nos dar esse luxo. Minha percepção é que esse movimento está acontecendo tanto no setor privado quanto no público. Temos diversas iniciativas em andamento, acompanhamos todas as autoridades portuárias e observamos portos com realidades, estruturas e graus de maturidade distintos. A procura por soluções inovadoras tem crescido, e isso é positivo”, afirmou.
Lavor também ressaltou a crescente necessidade de aplicar inteligência logística e operacional no setor portuário.
“O InovaPortos é um evento em que falamos de modernização, tecnologia, sistemas, inteligência artificial, enfim, de ações que podemos trazer ao setor portuário brasileiro. É importante aperfeiçoarmos esses sistemas, trazendo ganho de eficiência e modernização dos processos” explicou Teixeira.
Luiz Fernando Garcia, presidente da Portos do Paraná e da ABEPH, enfatizou que o objetivo do evento é discutir o uso de tecnologias e inovações para uma logística mais eficiente, visando o desenvolvimento do setor.
“Não se pode imaginar um usuário refém de portos ou equipamentos portuários ineficientes. Esse fórum é o Brasil em um momento de discussão sobre as melhores práticas de inovação, no amplo aspecto da palavra”, afirmou. O InovaPortos é considerado o maior encontro sobre inovação portuária do Brasil.
Assista ao primeiro dia do evento: