Ação busca reduzir o assoreamento nos rios da região, o que pode diminuir os gastos com dragagem dos canais de navegação da área portuária
A Portos do Paraná vai apresentar o Programa de Recuperação de Áreas de Preservação Permanente Degradadas (PRAD) na Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP28), realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) de 30 de novembro a 12 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes.
O programa já recuperou cerca de 190 mil m² de área florestal, em Antonina, no litoral paranaense. Durante as ações, foram utilizadas cerca de 35.500 mudas com 112 espécies nativas (como cedro, e guapuruvu, por exemplo), árvores frutíferas nativas (palmeira Jussara, pitanga, entre outras) e as não nativas, exóticas e enxertadas (como laranja, abacate e acerola).
O objetivo do programa é reduzir o assoreamento nos rios da região, o que pode ser uma maneira de diminuir os gastos com dragagem de manutenção dos canais de navegação, da área portuária no futuro.
“Mais uma vez, a Portos do Paraná consegue demonstrar ao mundo seus programas ambientais. Os nossos programas ambientas comprovam que quanto mais investimos no porto, mais ele movimenta respeitando as melhores práticas ambientais”, afirmou o diretor-presidente da Portos do Paraná e presidente da ABEPH, Luiz Fernando Garcia.
Ainda na área ambiental, a autoridade portuária do Paraná firmou um convênio com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) para avaliar a quantidade de sedimento que deixará de chegar até a baía com a recuperação de áreas degradadas pelo SAF (sistemas agroflorestais).
O objetivo é a recuperação de 40 hectares de áreas degradadas. Além disso, o projeto busca preservar 300 hectares de florestas, por meio da inscrição de propriedades no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O documento é obrigatório e funciona com um registro de identificação do terreno, feito de forma gratuita para os integrantes do PRAD. Até o momento, 120 famílias foram cadastradas, o que é fundamental para transações envolvendo o imóvel, como ações de compra e venda.
Conferência do Clima da ONU (COP28)
A conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU) começa nesta quinta-feira (30) e deve ocorrer até o dia 12 dezembro. O evento reúne governos de cerca de 200 países, cientistas, sociedade civil e entidades que buscam soluções para a crise climática.
Com informações da Portos do Paraná
Crédito de imagem: Portos do Paraná/Divulgação