Luiz Fernando Garcia da Silva é o presidente da ABEPH
Luiz Fernando é graduado em Economia pela Universidade Federal do Paraná, com máster em Logística e Gestão Portuária, pela Fundación Valenciaport e Universidade Politécnica de Valência, na Espanha. Profissional com atuação intensa nas esferas da administração pública e no planejamento dos projetos portuários. Diretor-presidente da empresa pública Portos do Paraná desde 2019, foi diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp); assessor especial do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil; e secretário nacional de políticas portuárias no Governo Federal.
O que é a ABEPH?
É uma sociedade civil, sem fins lucrativos, com sede e foro em Brasília, DF. Foi fundada em 3 de março de 1958, constituída por pessoas jurídicas que realizam a exploração dos portos no Território Nacional, e por pessoas jurídicas e físicas - direta ou indiretamente - ligadas às atividades de estudo, construção, operação ou administração de portos, de instalações portuárias, de meios de transporte ou de usuários de portos.
Criada inicialmente com a razão social de Associação Brasileira das Administrações Portuárias - ABAP, a entidade passou, em 1969, a se denominar Associação Brasileira das Entidades Portuárias - ABEP, nome que vigorou até 2005 quando, através da alteração estatuária, passou a adotar a denominação atual de Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias - ABEPH.
Objetivos
A Associação tem por finalidade a defesa e a coordenação de interesses, o intercâmbio de informações sobre quaisquer assuntos de natureza portuária, abrangendo estudos, pesquisas sobre aspectos técnicos, econômicos e jurídicos que possam concorrer para o aprimoramento dos métodos de construção, de operação, de administração das instalações e serviços portuários e ainda a solução de questões portuárias brasileiras através do estudo e o debate em congressos ou reuniões específicas de seus associados.