Secretário Nacional de Portos apresenta prioridades da pasta na última assembleia do ano de associados ABEPH

ABEPH

Reunião tratou dos desafios do setor portuário no próximo ano e apresentação de Gilmara Temóteo como a nova diretora executiva da ABEPH

O Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Sandro de Ávila, participou nesta segunda-feira (18) da última assembleia geral do ano da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), em conjunto com o presidente da associação, Luiz Fernando Garcia. Durante o encontro, o secretário apresentou a agenda prioritária para o setor em 2024, que vai estar concentrada nas ações de desburocratização, governança das autoridades portuárias e boas práticas na área de sustentabilidade.

Segundo Ávila, a partir de janeiro, será empreendido um esforço para avaliar o grau de governança nos portos, com foco especial na formulação de uma agenda de desenvolvimento abrangente para todas as autoridades portuárias. Além disso, ele ressaltou a intenção de estabelecer a Secretaria Nacional de Hidrovias no próximo ano, bem como intensificar a coordenação dos procedimentos para atrair investimentos nos portos.

“Iremos empenhar energia nos assuntos em relação aos arrendamentos, atração de investimentos e desenvolvimento para fazer a ampliação da capacidade dos portos, além disso, não é mais uma pauta a questão da desestatização das autoridades portuárias”, afirmou.

Outro tema destacado pelo secretário, e que vai ser prioridade em 2024, tem a ver com a agenda ambiental, com a previsão da criação de uma secretaria específica para tratar de assuntos de sustentabilidade.

“Estamos avaliando a criação de uma área específica para o tema da sustentabilidade ambiental [dentro do ministério de Portos e Aeroportos]. Após a COP28, vimos como estamos atrasados nos portos. Obviamente, é um tema muito relevante e temos poucas políticas para tratar disso. O objetivo é identificar as medidas que a gente pode tomar de forma conjunta para entrar nessa pauta”, afirmou.

PIANC e nova diretora executiva da ABEPH

Outros temas de interesse das autoridades portuárias também foram discutidas na reunião, como as atividades da Seção Nacional da Associação Mundial de Infraestrutura de Transporte Aquaviário (PIANC), instalada oficialmente no Brasil em outubro e que tem a ABEPH como responsável operacional.

Para Luiz Fernando Garcia, a presença ativa dos portos públicos nas deliberações da PIANC elevará o Brasil a um patamar global inédito nas importantes conversas sobre as melhores práticas no âmbito portuário. “Convidamos os portos públicos a se associarem, fazerem parte dos grupos de trabalho e ajudar a dar voz às necessidades e desafios dos portos brasileiros”, comentou.

Por fim, o presidente da ABEPH apresentou Gilmara Temóteo como nova diretora executiva da associação, destacando que Gilmara terá dedicação exclusiva a associação e representa a profissionalização da gestão que a ABEPH presta aos associados. Nessa perspectiva, será apresentada uma agenda de reuniões itinerantes, que devem começar a acontecer já em janeiro de 2024.

A expectativa é que com os encontros acontecendo nos portos, os associados façam visitas técnicas e tenham a oportunidade de conhecer os desafios e boas práticas de todos os portos.

“Chego empolgada e com muitas ideias positivas para colaborar com o nosso setor. Vamos desenvolver um trabalho voltado a comunicação com todos os portos e pretendemos, ao longo dos próximos dias, apresentar um planejamento para as atividades de 2024, com reuniões itinerantes, com o objetivo de estarmos mais próximos dos portos”, afirmou.

Gilmara é advogada e também possui formação na área de processamento de dados. Possui especializações em Direito Processual e MBA em Logística e Supply Chain, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). No setor portuário há 11 anos, ela já chegou a ser presidente da ABEPH, entre janeiro e maio de 2023.

Ela também já foi presidente do Porto de Cabedelo (2015-2023), além de diretora administrativa e financeira e presidente-interina da Companhia de Docas da Bahia (CODEBA) (junho-dezembro de 2023). Agora, além de Diretoria Executiva da ABEPH, Gilmara também responderá pela Secretaria-Executiva da PIANC no Brasil.

Participaram da assembleia representantes da Autoridade Portuária de Santos, da Companhia de Docas do Ceará (CDC), do Porto do Itaqui, da Companhia Docas do Rio de Janeiro, do Porto de São Francisco do Sul, do Complexo Portuário de Suape, do PortosRS, da Companhia de Docas do Pará, do Portos do Paraná e da Companhia de Docas do Rio Grande do Norte (CODERN).