Treinamento e simulação de emergência são realizados na sede administrativa do Porto de Fortaleza


A simulação de emergência é uma prática que representa, de forma realista, uma situação de risco, visando criar uma cultura comportamental e de aptidão das pessoas mediante acontecimentos que envolvam perigo. Neste mês de dezembro, colaboradores da Companhia Docas do Ceará (CDC) participaram de um treinamento voltado para ocorrências de urgência realizado em conjunto com a Brigada de Incêndio e Guarda Portuária. O simulado acontece uma vez ao ano e faz parte do cronograma da companhia para atendimento às emergências.

Todos os colaboradores da sede administrativa do Porto de Fortaleza evacuaram o prédio após o acionamento do sinal de alerta. Foi recomendado descer as escadas e evitar o uso do elevador, tendo como um dos pontos de concentração a Praça Amigos da Marinha, localizada em frente ao prédio. A indicação de zonas localizadas estrategicamente permite que as pessoas fiquem no local mais seguro. “A gente preconiza o acionamento do alerta que temos dentro do nosso controle de emergência”, pontua o coordenador de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da companhia, Raimundo José.

Ainda de acordo com o coordenador, essa atividade cria um hábito nas pessoas que estão em um ambiente como o da Docas, que possui potencial de risco, para que, quando aconteça uma situação real de sinal de alerta, elas possam identificar, saber como agir e seguir os procedimentos corretos e padronizados. “Além dessa ação, ao mesmo tempo sincronizam-se outras tarefas como chamar o corpo de bombeiros ou uma ambulância”, destaca.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CDC