Presidentes de autoridades portuárias debatem eficiência dos portos no 5º ENAPH


Os presidentes da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, da PortosRio, Francisco Martins, e do Complexo Industrial Portuário de Suape, Marcio Guiot, apresentaram nesta quarta-feira (9) o painel “Como ampliar a eficiência da gestão no sistema portuário brasileiro”, durante o 5º ENAPH (Encontro Nacional de Autoridades Portuárias e Hidroviárias).

A edição 2024 do ENAPH foi realizado em parceria com o Grupo Brasil Export, em Brasília. O painel foi mediado pelo diretor da BeNews, Leopoldo Figueiredo.

O presidente do Porto de Santos, Anderson Pomini, criticou as medidas que dificultam as ações das empresas públicas, defendendo a implementação de um novo marco regulatório.

“Diariamente, nós, presidentes de portos públicos, somos questionados pelo Tribunal de Contas sobre algo que ainda estamos projetando. Os órgãos desempenham um papel extremamente importante para o controle, a segurança jurídica e a proteção do patrimônio público. No entanto, precisamos encontrar a calibragem adequada. Se exigimos dos gestores públicos mais eficiência e entregas, é necessário ajustar as funções”, afirmou.

Pomini também ressaltou a necessidade de melhorar a gestão com foco no futuro. Ele mencionou que questões burocráticas para ações simples geram ineficiência, destacando a baixa execução orçamentária. “Nos últimos dez anos, o Porto de Santos executa, em média, apenas 7% a 8% do que é planejado”, apontou.

“Formamos uma comissão que monitora diariamente todos os projetos e ações, mas ainda assim nossa meta é alcançar uma execução de 20% do que planejamos no ano passado. Uma simples licitação que sofre impugnação já coloca em risco 70% do planejado, e estamos presos a esses modelos formais”, explicou Pomini.

O presidente do Porto de Suape, Marcio Guiot, destacou como a burocracia dificulta a gestão portuária e apontou a alta rotatividade de profissionais nos portos públicos. “Tudo o que temos feito busca garantir uma transição eficaz e que sobreviva a mudanças de gestão”, declarou.

Francisco Martins, presidente da PortosRio, enfatizou a importância de investimentos em segurança para aumentar a competitividade, além da adoção de novas tecnologias da informação.

“A PortosRio conta com um sistema de monitoramento altamente eficaz, o que garante um padrão de segurança elevado. Não temos dúvida de que um porto seguro é mais competitivo e atrativo para o mercado. Além disso, estamos investindo em áreas que vão desde o meio ambiente até a tecnologia da informação”, destacou.

Criado em 2020, o ENAPH tem como objetivo fomentar discussões sobre questões operacionais, administrativas e técnicas, visando o desenvolvimento contínuo do sistema portuário nacional. Ao todo, foram realizados três painéis no evento, com temas que passaram por gestão, regulação do setor portuário e segurança.