Nesta quarta-feira (20), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), por meio da Secretaria Nacional de Portos (SNP), realizou em Brasília a cerimônia de entrega da 6ª edição do Prêmio Portos + Brasil. O evento, já consolidado no calendário do setor portuário, tem como objetivo reconhecer os avanços conquistados pelos portos organizados e Terminais de Uso Privado (TUPs) brasileiros.
Mais do que uma celebração, o prêmio é uma política pública de estado para estimular a modernização e a melhoria da gestão portuária. A escolha das categorias é feita para refletir uma política pública positiva, que se adapta e evolui com as tendências do tempo atual, como a promoção da igualdade de gênero e as práticas ambientais. O evento também contribui para a criação de um banco de dados histórico do setor portuário nacional.
O prêmio de 2025 contemplou os destaques nas categorias Ranking IGAP, Avanço IGAP, Igualdade de Gênero, e Crescimento da Movimentação Total. Os troféus foram entregues aos três primeiros colocados de cada categoria, avaliados por critérios de gestão, movimentação e resultados. O destaque foi para o Ranking IGAP, principal balizador da gestão dos portos públicos, e o Avanço IGAP, que premia os portos que mais evoluíram em relação ao ano anterior.
A categoria Igualdade de Gênero reconheceu os portos com maior participação de mulheres em seus quadros de colaboradores e em cargos de gestão executiva, reforçando o compromisso com a diversidade e com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 (ODS 5) da Agenda 2030 da ONU.
Com grande orgulho, a ABEPH anuncia seus associados que foram premiados na 6ª edição do evento:
- Ranking IGAP
- 1º Lugar: Portos do Paraná + Troféu Itinerante
- 2º Lugar: Complexo Industrial e Portuário de Suape (PE)
- 3º Lugar: SCPAR/Porto de São Francisco do Sul
- Crescimento da Movimentação Total – Variação Percentual
- 1º Lugar (Porto Organizado): CDSS Companhia Docas de São Sebastião
- 1º Lugar (Arrendamento): TECON SUAPE S/A
- Destaque: PortosRio
- Avanço IGAP (de 2024 para 2025)
- 1º Lugar: Companhia Docas do Ceará (CDC)
- 3º Lugar: Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP)
- Igualdade de Gênero
- 1º Lugar: CDP – Companhia Docas do Pará
As metodologias utilizadas para os cálculos do prêmio estão disponibilizadas no site do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). A ABEPH parabeniza todos os vencedores e reafirma seu compromisso em apoiar a excelência e o avanço contínuo do setor portuário brasileiro.