O Porto de Imbituba possui cerca de 140 anos de história e, desde 2012, está delegado ao Estado de Santa Catarina. Sua Autoridade Portuária é exercida pela empresa estadual SCPAR Porto de Imbituba.
Localizado em uma enseada aberta e protegido pelo molhe de abrigo, oferece segurança e agilidade para as atracações. Além disso, tem dentre seus diferenciais:
Porto multipropósito
3 cais para até 4 navios
Ampla profundidade
24 horas de operação
Alfandegado e ISPS CODE
Em um ponto estratégico na Região Sul do Brasil, tem cerca de 900 mil m² de área terrestre e cinco terminais constituídos, com pelo menos dois novos arrendamentos previstos.
Multimodal, está conectado à BR-101 por uma via de apenas 6 km e à Ferrovia Tereza Cristina, que liga o Porto ao sul catarinense.
Com uma das maiores profundidades da Região Sul do Brasil, é capaz de receber navios post-panamax e capesize. Além disso, opera todos os tipos de cargas, como granéis sólidos e líquidos, carga geral e contêineres.
Maior contribuidor na economia local, o Porto de Imbituba gera mais de 1.200 empregos diretos e milhares de empregos indiretos, além de destinar anualmente milhões em tributos sobre os serviços. Comparada a 2012, a movimentação prevista para 2021, se confirmada, representará um crescimento de mais de 200% no volume de cargas.
A SCPAR Porto de Imbituba preza pelo crescimento sustentável do Porto e realiza 18 programas de monitoramento e conservação do meio ambiente. O mais conhecido deles é o monitoramento das baleias-francas durante a temporada reprodutiva, com ações premiadas no âmbito local, regional e nacional.
É assim, alinhando a procura constante pela melhoria da infraestrutura, eficiência das operações, aprimoramento da governança, gestão financeira sadia, cuidados com o meio ambiente e fortalecimento da relação porto-cidade que o Porto de Imbituba vem crescendo e registrando sucessivos recordes.
Acompanhe mais informações do Porto de Imbituba no instagram deles: @portodeimbituba