Gilmara Temóteo defende simplificação da legislação portuária em evento em Portugal


A ABEPH participou na quarta-feira (30) de um dos painéis do 15º Congresso dos Portos de Língua Oficial Portuguesa, realizado no Porto de Leixões, em Portugal.

Durante o evento, a diretora executiva da associação, Gilmara Temóteo, apresentou as principais sugestões das autoridades portuárias para a proposta do novo marco legal para os portos brasileiros.

Em sua fala, Gilmara enfatizou a necessidade de maior autonomia e agilidade no setor, defendendo menos burocracia, mais poder de decisão para as autoridades portuárias e processos licitatórios simplificados, além da possibilidade de aplicação de recursos tarifários fora das áreas portuárias.

“Nós entregamos um relatório à Ceportos que reflete exatamente os anseios dos portos públicos brasileiros. Entre as prioridades, estão a desburocratização e a simplificação do setor. Nossa proposta visa conceder maior autonomia às autoridades portuárias, com um conjunto de medidas que fortaleçam essa independência,” afirmou Gilmara durante sua apresentação.

A PortosRio e o Porto de Santos, ambos associados à ABEPH, também participaram do evento.

A APLOP reúne entidades de nove países de língua portuguesa, incluindo Brasil, Angola, Portugal, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Timor Leste, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial e Moçambique, além dos membros observadores Macau e Marrocos.