Porto de Santos: Anderson Pomini defende gestão mais efetiva com nova Lei dos Portos


O presidente do Porto de Santos, Anderson Pomini, afirmou que os portos públicos estão presos a um sistema que compromete a eficiência dos equipamentos portuários. Ele mencionou ainda a importância do Novo Marco Legal dos Portos levar em consideração uma gestão portuária mais produtiva.

A gestão portuária foi um dos principais temas debatidos no 5º ENAPH (Encontro Nacional de Autoridades Portuárias e Hidroviárias), realizado em 9 de outubro, em Brasília.

“Nossa proposta é que o setor apresente soluções inovadoras dentro do novo marco regulatório. Hoje, enfrentamos muita lentidão nas decisões, gestões e ações simples que não deveriam estar tão vinculadas a órgãos de controle”, comentou.

Pomini também destacou a importância de aprimorar a gestão com uma visão voltada para o futuro. Ele observou que a burocracia para a execução de ações simples resulta em ineficiência, evidenciada pela baixa execução orçamentária. “Nos últimos dez anos, o Porto de Santos executa, em média, apenas 7% a 8% do que é planejado”, afirmou.

Assista ao 5º ENAPH: