PortosRio: Francisco Martins foca em triplicar execução orçamentária da autoridade portuária


O presidente da PortosRio, Francisco Martins, destacou durante o ENAPH a importância de alinhar a execução orçamentária dos portos públicos ao planejamento estratégico da autoridade portuária.

A gestão portuária foi um dos temas discutidos em um dos painéis do 5º ENAPH (Encontro Nacional de Autoridades Portuárias e Hidroviárias), realizado no dia 9 de outubro, em Brasília.

“Eu acredito que o monitoramento e a aproximação da área de planejamento com as áreas-fim são o grande segredo. Com um acompanhamento mais eficaz, conseguimos [avançar], e a meta é triplicar a execução orçamentária este ano. Nada menos que isso vai me satisfazer, pois queremos atingir metas desafiadoras”, afirmou.

Martins também mencionou que foi criada uma estrutura específica para o acompanhamento da execução orçamentária dentro da área de planejamento.

Graças a essa abordagem, a PortosRio, responsável pela administração dos portos do Rio de Janeiro, Itaguaí e Niterói, alcançou o melhor desempenho entre as estatais subordinadas ao Ministério de Portos e Aeroportos nos primeiros quatro meses do ano, com uma taxa de execução orçamentária de 16,5%.

Os dados são da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (SEST/MGI).

Assista aos painéis do 5º ENAPH.